A reunião aconteceu na sede do Ministério Público em Andradas.

Aconteceu na tarde desta terça-feira, 12 de fevereiro, uma reunião na sede do Ministério Público de Andradas, para discutir a questão do transporte para alunos da rede estadual de ensino. Participaram desta reunião os Promotores Dr. Leandro Martinez de Castro e Dr. Wagner Iemini de Carvalho, o Prefeito Municipal de Andradas Rodrigo Aparecido Lopes, o Vice Prefeito João Luiz Magalhães Teixeira, o Procurador da Prefeitura Juliano Rocha, o Presidente da Câmara Municipal Marcio Donizete Teodoro, a Superintendente Regional de Ensino Rosimar do Prado Carvalho e a Inspetora Escolar Silvia Maria Moreira Ridolfi.

O transporte de alunos da rede estadual é de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura realizava este transporte através da adesão ao programa, no qual o Governo pagava uma parte dos custos, aproximadamente 30% do valor total gasto. Em 2018 o Governo ficou devendo 5 parcelas do pagamento referente a este convenio, além da retenção de outros recursos que junto somam mais de 14 milhões. O Governo atual, desde a posse, vem mantendo as mesmas praticas do governo anterior, sendo que somente no mês de janeiro deixou de repassar para o Município de Andradas mais de 1 milhão e meio. Toda esta situação levou a Prefeitura a não renovar a adesão ao programa, parando de fornecer este serviço.

Esta reunião foi uma solicitação feita pelo Prefeito Rodrigo ao Promotor Dr Leandro.

Durante a reunião ficou firmado um acordo no qual a Prefeitura retomará a realização deste transporte na próxima segunda-feira, 18 de fevereiro, e manterá o serviço até o dia 31 de março. A Prefeitura entrará com uma ação judicial obrigando o Estado a assumir este transporte a partir do dia 1 de abril. Caso esta ação não seja acatada, a Prefeitura manterá o serviço até o mês de junho, e o Estado deverá assumir o transporte dos alunos no segundo semestre.

Houve um compromisso da Superintendente em criar um mecanismo de reposição do conteúdo ministrado até dia 15/02 para que nenhum aluno da Rede Estadual seja prejudicado

O objetivo da Prefeitura é garantir a educação de nossas crianças e jovens e lutará por este direito cobrando que o Governo Estado cumpra com suas responsabilidades.